TERAPIAS

NOSSO CORPO BIOENERGÉTICO

Existem mais de 2000 pontos ao longo dos meridianos na superfície de todo o corpo e são como os meridianos sobre a superfície da Terra, obedecendo as correntes eletromagnéticas, formando uma espécie de campo magnético ao redor do corpo. A energia chi entra pelas costas do corpo por um Ponto de Entrada, flui pelo meridiano, que atravessa os órgãos e termina na parte da frente do corpo. Aqui se liga ao início do meridiano seguinte em um ponto chamado de Ponto de Reunião formando um círculo contínuo de energia circulante pelo corpo. Na parte da frente do corpo existe um Ponto de Reunião para cada meridiano que carregou um órgão. A energia começa então a descer pelos braços e pernas, formando um meridiano para cada corrente energética e terminando nas pontas dos dedos e artelhos em pontos chamados Ponto Poço. Os meridianos podem ser estimulados através de vários métodos, como massagem, acupressão, percussão, acupuntura, e demais técnicas terapeutas – aliadas à Medicina Alternativa. Aliás, a acupuntura (com ou sem agulhas) nos diz que trabalhando estes pontos localizados na superfície do corpo podemos alterar e equilibrar o funcionamento dos órgãos internos que respondem à estimulação ou sedação, conforme seja necessário.
Quando a energia vital flui sem restrições através dos meridianos, tanto a mente como o corpo físico revelam equilíbrio e harmonia. Qualquer estresse ou excesso rompe este equilíbrio. Se forem se acumulando, como é o caso na maioria das pessoas, logo esta ruptura do equilíbrio se manifesta em problemas de saúde e outros distúrbios.
Existe uma relação direta entre a qualidade das emoções e pensamentos e a saúde física. Cada meridiano (e seus órgãos) está relacionado a uma gama específica de emoções e seus respectivos pensamentos/idéias/crenças. Os órgãos desequilibrados influenciam a expressão de certos pensamentos e emoções e, por sua vez, as emoções e pensamentos afetam os órgãos formando um círculo vicioso de influência uns sobre os outros. Em Medicina Oriental sempre pensamos em movimentos circulares ou cíclicos. Por isso quase não se faz nenhuma distinção entre o corpo e a mente na elaboração uma diagnose. Mantendo esta idéia em mente, será fácil observar o importante papel das emoções e dos pensamentos na saúde ou ausência desta. A energia vital flui constantemente pelo corpo através dos 12 meridianos começando pelos pulmões, vai para o intestino grosso, estomago, baço e pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor, vesicular biliar, terminando no fígado. Sem a circulação constante do chi a morte é imediata.

PONTOS DE ENERGIA


Todas as práticas chinesas incluem, diretas ou indiretamente, o trabalho de desbloqueio dos pontos de energia. Localizados abaixo da pele, esses vórtices energéticos transmitem o chi através de linhas preferenciais que se inscrevem no corpo numa topografia precisa. Ou seja, essas linhas ou meridianos, resultam de interligação ordenada dos pontos entre si, e cada meridiano dispõe de um certo número invariável de pontos. O meridiano é um trecho ao longo do circuito energético, uma faixa de representação fisioenergética com estreitas conexões com o órgão material que lhe dá o nome. Alinhados verticalmente no território somático, 309 pontos, duplicados nos dois lados do corpo, se interligam formando a Grande Circulação de Energia - a cadeia dos 12 meridianos principais. Acrescidos dos 52 pontos pertencentes aos 2 meridianos ímpares da Pequena Circulação, tem-se 670 pontos denominados pontos de meridianos. Além desses, um grande número de pontos extrameridianos, pontos dos microsistemas da orelha, do nariz, das mãos e dos pés completam um total de cerca de 1000 pontos conhecidos e utilizados nas terapias chinesas.
O que de fato ocorre quando da estimulação dos pontos - com agulhas, calor ou pressões - é algo que somente a perspectiva energética chinesa esclarece. Mas os pontos não se nivelam em importância. Cada um deles tem seus efeitos e indicações específicas, embora aqueles que pertencem a um mesmo meridiano apresentem efeitos terapêuticos muito semelhantes. Basicamente todo ponto tem propriedades locais e sistêmicas mais ou menos pronunciadas. O efeito local refere-se a uma contingência anatômica: independentemente do meridiano a que pertence, um ponto irá influir na área do corpo onde se localiza. Sua estimulação promove o descongestionamento local, beneficiando afecções da estrutura e ainda influindo nas disfunções de um órgão que se localiza naquela região. A ação sistêmica é mais abrangente: por diferentes motivos, um ponto terá relações específicas com certas funções pertinentes ao seu meridiano; sua estimulação trará subsídios para a regularização da função alterada.

Autoconhecimento

Desde o nascimento o toque - tocar e ser tocado desempenha uma importante função de conhecimento e comunicação.

Através do DO-IN - o diálogo com o próprio corpo - fazemos a topografia da dor. Dor ou insensibilidade revela energia reprimida, bloqueada, impedida de manifestar suas funções vitais. O conhecimento das áreas estratégicas de correspondências orgânicas conduz a uma maior interação com o próprio organismo e à possibilidade de atender às necessidades dos órgãos pela vitalização dessas áreas de reflexo. Aumentando a sensibilidade do organismo, energias-alimento de nossa intuição - são igualmente melhor recebidas, reconhecidas e utilizadas. Resulta um melhor equilíbrio do corpo e de todas as funções orgânicas, psíquicas e espirituais.

base

base