PSICANÁLISE

SOBRE A PSICANÁLISE...

A Psicanálise é uma teoria científica desenvolvida por Sigmund Freud. A teoria psicanalítica é composta por um corpo de hipóteses a respeito do funcionamento e desenvolvimento da mente do homem, ela se interessa tanto pelo funcionamento mental normal como pelo patológico.
DUAS HIPÓTESES FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE SÃO:
1.        Princípio do determinismo psíquico ou da causalidade.
2.     Proposição de que a consciência é antes um atributo excepcional do que um atributo comum dos processos psíquicos. Os processos mentais inconscientes são de maior frequência e significado no funcionamento mental normal, bem como no anormal.
Estas 2 hipóteses fundamentais se relacionam, mutuamente: "o princípio do determinismo psíquico baseia-se em que os fenômenos mentais têm total conexão com todos os outros fenômenos mentais que os precedeam, existindo uma total continuidade na vida mental. Assim, tanto na mente como na natureza física que nos cerca, nada acontece por acaso; cada evento psíquico é determinado por aqueles que o precederam. Dessa maneira não existe fenômeno psíquico acidental ou sem significação. Cada sintoma neurótico é provocado por outros processos mentais, apesar do fato de que o próprio paciente frequentemente considera o sintoma como estranho a seu ser como um todo e completamente desligado do resto de sua vida mental. Contudo as conexões existem e são demonstráveis, apesar de o paciente não se dar conta de sua presença.
Então percebe-se que estamos falando não só do princípio do determinismo psíquico como também da segunda hipótese, a qual diz que os processos mentais inconscientes são de grande frequência. Existe um grande significado nos processos mentais inconscientes, isto é, dos quais o indivíduo não se dá conta.
Para Freud, até mesmo os sonhos são uma consequência de outros eventos psíquicos e cada sonho mantém uma relação coerente e significativa com o restante da vida psíquica da pessoa que sonha.
     A relação entre as 2 hipóteses é tão íntima que dificilmente se pode examinar uma sem suscitar a outra. O fato de tantas coisas que acontecem em nossa mente serem desconhecidas para nós (inconscientes) é responsável pela aparente descontinuidade em nossa vida mental.
Quando um pensamento, um sentimento, um esquecimento acidental, um sonho ou um sintoma parecem não se relacionar com algo que aconteceu antes na mente, isso significa que sua conexão causal se apresenta em algum processo mental inconsciente no lugar de um processo consciente. Quando se descobre a causa ou causas inconscientes, todas as descontinuidades aparentes desaparecem, e a cadeia causal ou sequência se torna clara. Ex: Uma pessoa surpreende-se cantando uma música e pensa como ou porque ela estaria cantarolando extamente aquela música que ela não ouve há algum tempo, outra pessoa, que está por perto, diz que a música acabou de ser tocada no rádio, só que ela estava tão abstraída em seus pensamentos, que não se deu conta disso, a música ficou no seu incosciente, para essa pessoa sua experiência subjetiva foi de uma descontinuidade em seus pensamentos, sendo necessário o testemunho de outra pessoa para remover a aparência de descontinuidade e tornar clara a cadeia causal. Este é um exemplo muito simples da descoberta de um processo mental inconsciente.

Todos os métodos que nos permitem estudar os processos mentais inconscientes são indiretos. No entanto o método mais eficaz e de maior confiança de que dispomos para estudar tais fenômenos inconscientes é este, desenvolvido durante anos por Freud: a PSICANÁLISE.

base

base